Rui Baião - Futebol com verdade, seriedade e também com histórias.

Rui Baião - Futebol com verdade, seriedade e também com histórias. Uma página aberta a todos os que queiram participar para expor as suas ideias, sugestões, críticas.

OLHANENSE14 anos depois...É verdade, para todos os Olhanenses e para quem, como eu, teve a oportunidade de jogar neste c...
17/03/2023

OLHANENSE

14 anos depois...

É verdade, para todos os Olhanenses e para quem, como eu, teve a oportunidade de jogar neste clube e terra de pessoas simples e humildes, é muito triste saber da sua descida aos campeonatos distritais.

Época 2008/2009, pessoalmente, uma época de muitos sacrifícios a todos os níveis.
Desportivamente, treinador e equipa técnica nova no clube, muitos jogadores novos mas com muita qualidade e no qual o objetivo inicial era preparar e construir uma base sólida para a equipa atacar a subida de divisão mas só na época seguinte.
A meio da época o objetivo interno mudou, para fora, fazíamos o nosso caminho sem grandes alaridos e sem assumirmos nada, para dentro, todos excelentemente preparados e focados no objetivo a todos os níveis e no fim, Campeões Nacionais.

Tenho muitas histórias dessas duas épocas fantásticas que tive a felicidade de viver em Olhão mas que ficarão para outros capítulos..., até porque hoje o que tenho a dizer ou a exprimir é a minha grande tristeza em ver um clube do qual gosto muito e, sendo sincero, também pelo pequenino mas orgulhoso contributo que eu dei para a construção de uma parte da sua história de sucesso, ter em poucos anos uma trajetória desportiva descendente tão rápida..

Desejo tudo de bom ao S.C. Olhanense e que todos os Olhanenses possam voltar a viver o que tiveram num passado recente, tal como estas fotos o representam.

Cumprimentos.

Desde muito novo que sou religioso e crente, até pela educação que tive, mas tenho uma forma própria de acreditar e de s...
11/02/2023

Desde muito novo que sou religioso e crente, até pela educação que tive, mas tenho uma forma própria de acreditar e de seguir uma fé em algo transcendente à Vida mas respeitando sempre quem não o faça ou que o faça de outras formas.

Quando eu tinha uns 8/9 anos de idade e ouvia os relatos dos jogos de futebol numa pequena telefonia que o meu pai tinha em casa, eu ficava com os ouvidos colados àquela telefonia imóvel e com uma antena enorme que não podíamos mudar de posição para não deixar de apanhar a estação de rádio e ficava completamente maravilhado com todo aquele "espetáculo" sonoro e relatado a sair daqueles pequenos altifalantes e uma vez acabados os jogos, perdia-me na minha própria imaginação a pensar como seria a sensação se eu um dia estivesse a jogar futebol num estádio e a minha família estar a ouvir os relatadores a dizerem o meu nome na rádio, as jogadas que eu fazia ou os golos que eu marcava..

Pouco tempo depois, lembro-me, tive a oportunidade de ir visitar o estádio da Luz, o antigo estádio da Luz, ainda sem cadeiras, quando levava os 120.000 lugares de lotação, sem fossos e com vedação à volta do relvado e o camarote presidencial ainda com proteção de janelas em vidro(na altura até diziam que eram à prova de bala).
Fiquei absoluta e totalmente conquistado com toda aquela enormidade, imponência e beleza física que estava perante mim.
Todos aqueles pensamentos que eu tinha a ouvir os relatos dos jogos, estando naquele momento dentro do estádio a olhar para tudo o que podia para guardar na minha memória mas principalmente para o relvado, os meus pensamentos multiplicaram-se vezes sem conta misturados com os meus sentimentos.

Voltando ao início e pelo facto de eu ser uma pessoa religiosa e crente, numa noite estava com os meus amigos no ringue de futebol no bairro da caixa da Moita, local onde vivi até ir para Lisboa e onde tive a minha formação de futebol de rua e que me deu muitas das competências, capacidades e qualidades que usei ao longo da minha carreira profissional.
Nessa noite, passou uma estrela cadente e com as crenças que me tinham transmitido, pedi um desejo, desejo esse, que era, aquilo que eu mais desejava no futuro da minha vida.
Fechei os olhos e desejei pensando:
"Desejo um dia poder estar no estádio da Luz a jogar pela equipa principal do S.L.Benfica".

Será que foi por pedir um desejo, pela minha crença, pela minha pureza e inocência infantil, pela minha vontade, pelos meus sentimentos, era o meu destino, ou foram quaisquer outras circunstâncias que me levaram a concretizar o meu desejo? Não sei...

Eu creio e acredito que foi o sentimento puro de um desejo muito grande que eu queria concretizar na minha vida. O desejo de uma criança de 10 anos, assim como desejam muitas outras crianças, sem nada nem ninguém a interferir, sem quaisquer interesses ou segundas intenções apegadas, era apenas e só eu e o meu desejo.
Eu acredito profundamente que se alguém desejar muito uma coisa, se for um desejo realmente puro e sentido, desprovido de tudo o resto, os caminhos da vida, a transcendência de algo ou alguém superior à Humanidade, a Fé, o destino ou aquilo que todos os indivíduos acreditem ou não, durante o decurso da nossa vida o nosso desejo será concretizado.

A foto deste texto é do dia em que eu concretizei o meu desejo de criança, foi o dia em que eu me estreei a jogar pela equipa principal de futebol do S.L.Benfica, no antigo e mítico estádio da Luz, frente ao Marítimo.
No início dessa semana o mister Toni já me tinha dito que eu ia entrar como titular na equipa para substituir o castigado Roger.
Mal dormi durante essa semana com a ansiedade normal de quem está prestes a concretizar o desejo de uma vida.
Nessa semana, todas as noites até ao dia do jogo, no estágio, na viagem para o estádio, no aquecimento para o jogo, no estar a vestir o equipamento da equipa principal, no simples mas significativo percorrer do túnel até à subida das escadas para entrar no relvado e depois os sócios e adeptos a entrarem em erupção, durante todos esses momentos, eu voltei sempre 10 anos atrás na minha memória e pensei no momento em que pedi um simples mas puro e verdadeiro desejo de criança e quando eu entrei em campo, agradeci por tudo o que aconteceu durante esse caminho, de bom e mau, porque tudo isso que aconteceu me fez concretizar o meu desejo.

Obrigado. ⚽️🙏

Não é qualquer um que tem a oportunidade de meter um jogador com a classe do Pablo Aimar a correr atrás de si...😉😆Tornei...
09/02/2023

Não é qualquer um que tem a oportunidade de meter um jogador com a classe do Pablo Aimar a correr atrás de si...😉😆

Torneio do Algarve a representar o Olhanense. ❤⚽️🙏

Parabéns à Seleção Nacional de futsal pela conquista do bicampeonato europeu.Quando muitos pensaram que com a saída de R...
06/02/2022

Parabéns à Seleção Nacional de futsal pela conquista do bicampeonato europeu.

Quando muitos pensaram que com a saída de Ricardinho a seleção iria perder a capacidade de lutar por títulos, mesmo reconhecendo que o talento individual de Ricardinho estava muito acima dos demais e que ajudou e muito a desbloquear/solucionar muitos jogos de grau de dificuldade muito elevados, a resposta que este grupo deu foi "fantabulosa"..

Portugal, consegue assim, o mesmo feito que a seleção espanhola de futebol conseguiu alcançar, ser campeão da Europa, campeão do mundo e revalidar o título europeu.

Muitos parabéns, campeões..

Obrigado e cumprimentos,
Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

E SE FOSSE CÁ!?Nem quero pensar no que aconteceria ou as proporções que atingiria cá em Portugal se acontecesse o mesmo ...
18/01/2022

E SE FOSSE CÁ!?

Nem quero pensar no que aconteceria ou as proporções que atingiria cá em Portugal se acontecesse o mesmo que se passou no Milão-Spezia, principalmente se acontecesse às denominadas 3 equipas grandes, porque se fosse com as restantes equipas era tocar para a frente que não interessa...

Eram debates até à exaustão com acusações e tudo mais que de "bom" saem deles!!

O árbitro errou? Sim, errou e fez questão de assumir o erro de imediato mas não podia voltar atrás com a sua decisão.

O Milão foi prejudicado? Sim, porque o golo que lhe foi retirado fez com que procurassem a vitória até ao fim e no último lance do jogo viriam a sofrer um golo que lhe impôs uma derrota.

Ainda bem que não aconteceu em Portugal.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

MUITO OBRIGADO🙏Por incompatibilidade e indisponibilidade em função da minha vida pessoal e profissional,  terminou, onte...
04/01/2022

MUITO OBRIGADO🙏

Por incompatibilidade e indisponibilidade em função da minha vida pessoal e profissional, terminou, ontem à noite, a minha colaboração enquanto comentador, com a Bolatv.

Tudo começou quando fizemos a reportagem do programa "Lembras-te de mim", que teve uma excelente receção externa.
A partir daí abriu-se uma oportunidade para eu fazer algo que sempre quis experimentar, falar/comentar sobre futebol.
Foi uma experiência gratificante que me deu um enriquecimento e uma aprendizagem pessoal muito grande e que eu adorei fazer durante este último ano e meio.

Quero agradecer a todo o staff da Bolatv que possibilitou esta oportunidade que me foi concedida e também pela forma como sempre me trataram.

Um agradecimento, em particular, à Irene Palma, pois só após muita insistência da sua parte em contraste à minha renitência é que eu decidi aceitar o convite para fazer a reportagem que já referi acima, numa altura da minha vida em que eu estava completamente desligado do futebol, sendo que foi a partir desse momento que foram aparecendo novas oportunidades, projetos e ambições desportivas na minha vida.
Fez todo o sentido, para mim, terminar a minha colaboração com a Bolatv na presença da mesma pessoa que deu início e possibilitou toda esta experiência e vivência.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião. 🙏

JORGE JESUS JÁ NÃO É O TREINADOR DO BENFICAJorge Jesus e a direção do Benfica chegaram a acordo para a rescisão contratu...
28/12/2021

JORGE JESUS JÁ NÃO É O TREINADOR DO BENFICA

Jorge Jesus e a direção do Benfica chegaram a acordo para a rescisão contratual do treinador.
Depois de muita especulação, de treinos cancelados e do que se vem passando ultimamente e que é do conhecimento público, esta notícia não é nenhuma surpresa.

Antes de ir ao que se passou, faço agora, uma análise a esta segunda passagem de Jorge Jesus no Benfica.

O regresso de Jorge Jesus ao Benfica foi, apenas e só, uma vontade e um desejo individual de LF Vieira, ponto!!
Mesmo conquistando quase tudo desportivamente no Brasil, este regresso de Jorge Jesus nunca foi pacífico ou agradou a muitos elementos da restante direção, aos sócios e adeptos do clube, muito por culpa pelo que aconteceu quando o treinador saíu para o Sporting.

Mesmo sem concordarem, os adeptos do Benfica tiveram de aceitar(engolir) o regresso de Jorge Jesus, porque, mesmo não gostando do que se passou, sabiam e reconheciam que o treinador tinha capacidade e qualidade para meter a equipa a jogar um futebol com qualidade e a lutar por títulos.

Uma época e meia depois, aonde foi efetuado o maior investimento de sempre em contratações de jogadores por um clube português, anexado a um discurso profético mas que se veio a revelar muitas vezes fora da realidade, Jorge Jesus deixa o Benfica sem conquistar quaisquer títulos e com uma imagem de uma constante qualidade de jogo que foi de boa, ao razoável até ao sofrível em muitos momentos e em que só pontualmente foi muito boa.

Agora o cerne da questão.
Jorge Jesus é o único culpado de tudo??
Na minha opinião, não!!
Obviamente que grande cota parte é responsabilidade do treinador, mas pensemos nisto a fundo.
Tudo isto é um deja vu, já aconteceu antes com Rui Vitória e Bruno Lage e tem de se imputar responsabilidades à direção e aos jogadores, que a ser verdade o que aconteceu, é vergonhoso e lamentável para a imagem de qualquer clube. Nenhum jogador, bem ou mal, com ou sem razão, pode estar acima daquilo que são as idéias do treinador e do clube e isto está a ser recorrente no Benfica, sendo que neste capítulo é à direção que compete agir e atuar em conformidade.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

COMPETIÇÕES EUROPEIASHoje, em vez de analisar os jogos das equipas portuguesas nas competições europeias, venho apenas d...
08/12/2021

COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Hoje, em vez de analisar os jogos das equipas portuguesas nas competições europeias, venho apenas dar uma palavra de apreço a cada uma dessas mesmas equipas.

Parabéns ao Sporting CP e ao SL Benfica pela passagem aos oitavos de final da liga dos campeões.
Foi pena que o FC Porto não tenha também conseguido alcançar esse objetivo para se conseguir o pleno português na liga dos campeões e que pela qualidade demonstrada durante a fase de grupos perante um grupo dificílimo, excetuando o jogo no Dragão com o Liverpool, merecia passar à fase seguinte.
Cai para a liga Europa e é, na minha opinião, um dos bons candidatos para chegar longe e até mesmo para a conquista da competição.

Esperemos que o SC Braga, amanhã, consiga vencer o seu jogo, para passar à fase seguinte da liga Europa e colocar mais uma equipa portuguesa a disputar fases mais adiantadas de competições europeias e também contribuir para amealhar pontos importantes para o ranking europeu e expandir ainda mais a imagem de qualidade da equipas portuguesas por esse mundo fora.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

VERGONHOSO E INADMISSÍVEL!!!Sinceramente, nem sei por onde devo de começar mas confesso que enquanto adepto e agente do ...
27/11/2021

VERGONHOSO E INADMISSÍVEL!!!

Sinceramente, nem sei por onde devo de começar mas confesso que enquanto adepto e agente do futebol, sinto tristeza, vergonha e lamento profundamente que tenhamos de assistir a mais uma página negra no nosso futebol para juntar às muitas que infelizmente já temos conhecimento.
Os adeptos do futebol português, hoje, devem sentir tristeza e vergonha pelo que aconteceu.

Ainda querem que o nosso futebol evolua, que esteja ao nível das melhores ligas europeias e com a centralização dos direitos televisivos, pergunto, quem é que vai querer investir e gastar dinheiro onde há casos de susposta corrupção, negócios suspeitos, casos e críticas recorrentes à arbitragem e imagens vergonhosas como as que assistimos hoje??

Aquilo que acabou de acontecer no jogo da B.Sad-Benfica, de uma liga de futebol dita profissional, que já não tem grandes motivos para cativar os adeptos a irem aos estádios ou para que estes se sintam motivados para ir ao futebol, acaba por dar mais um tiro no pé, dando mais razões/motivos para os adeptos se cansarem, fartarem e afastar do futebol.

Neste caso, quem é ou quem são os culpados??
Uma coisa é certa, os clubes envolvidos neste jogo não são de certeza!!
Este caso não aconteceu hoje, já era do conhecimento público os casos positivos no clube B.Sad e de tudo o que poderia advir daí para este jogo, mas eu ponho a questão desta maneira.
Se estes casos todos de covid acontecessem no Benfica, Sporting ou Porto, a Dgs e a própria liga atuariam de igual forma ou deixariam que isto chegasse a este fim!?!?
Cada um que tire as suas próprias conclusões..

Uma palavra para os jogadores do Benfica, porque não é fácil ter motivação face a tudo o que aconteceu mas principalmente, uma palavra de apreço aos 9 jogadores guerreiros do B.Sad que entraram em campo, pois dignificaram, lutaram e respeitaram a instituição que representam.
Só quem foi jogador de futebol sabe o que aqueles atletas passaram e sentiram durante toda esta situação e durante o jogo de hoje, que acabou de uma maneira que desprestigia, danifica e empurra ainda mais para baixo a imagem do futebol português.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

PORTUGAL 1-2 SÉRVIACom os anos que já levo de futebol, a experiência ensinou-me que quando uma equipa não tem a ambição ...
14/11/2021

PORTUGAL 1-2 SÉRVIA

Com os anos que já levo de futebol, a experiência ensinou-me que quando uma equipa não tem a ambição de vencer um jogo, que o empate é satisfatório, está sempre mais perto de o perder..

Para mim, é incompreensível, que uma equipa com jogadores com a qualidade que a seleção nacional tem, com jogadores a jogarem em algumas das melhores equipas e clubes do mundo, estejam inseridos num grupo mais do que acessível, que deveria ser ultrapassado claramente como primeiro classificado e onde o único adversário que podia causar alguma dificuldade era exatamente a Sérvia, estejam remetidos para o playoff.

Sem querer tirar valor e mérito aos jogadores da seleção da Sérvia, a qualidade individual dos jogadores portugueses é muito superior a todas as outras seleções que compunham este grupo mas, no futebol, só ter mais qualidade não garante sucesso e vitórias, é preciso aliar a qualidade individual à coletiva, à entreajuda, ao espírito de sacrifício, à resiliência, ao compromisso coletivo e ter ambição, que foi o que a seleção nacional não mostrou hoje!

Quando não há ambição, não há motivação e foi isso mesmo que foi percetível no jogo de hoje, uma seleção sem ambição, a quem bastava o empate e ainda teve a felicidade de marcar muito cedo, deixando praticamente de existir em termos ofensivos desde o golo, dando o domínio e controlo do jogo ao seu adversário, que lutou e procurou com tudo e até ao fim a sua sorte. Encontrou-a!

Portugal perdeu e perdeu com justiça.
Quem é ou quem são os culpados?
Não sei, não faço idéia de qual foi a estratégia definida pelo selecionador para o jogo de hoje mas uma coisa é certa, a qualidade exibicional da seleção portuguesa já vem sendo, no máximo, mediana, e não foi pela derrota de hoje, isso já foi identificado há muito tempo.

Agora resta esperar pelo adversário do playoff.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

Direitos de imagem reservados.

Boa tarde.Venho informar todos os que me acompanham nesta página que por motivos de estar envolvido em alguns projetos q...
06/11/2021

Boa tarde.

Venho informar todos os que me acompanham nesta página que por motivos de estar envolvido em alguns projetos que estão ligados ao desporto, mais diretamente num projeto desportivo de futebol de formação, os meus comentários/análises ao mundo do futebol e mais concretamente ao que se passa no futebol do nosso país, serão efetuados com menor frequência.

Como todos sabemos, durante as nossas vidas temos de tomar opções, umas boas, outras menos boas e outras mesmo más, eu considero tudo isso como uma aprendizagem que nos acompanhará ao longo da nossa vida toda.
As opções que tomamos nas nossas vidas são sempre com a intenção de as melhorar e nem sempre tem que ver só com questões financeiras, há sempre a importante parte de crescimento e valorização dos nossos campos pessoal e profissional.
Eu quero continuar a crescer em todos eles.

Continuarei a fazer publicações, comentários, análises e a acompanhar com atenção o que se passa no mundo do futebol nacional e internacional, em conformidade com a minha disponibilidade laboral e desportiva.

Obrigado e cumprimentos,

Rui Baião.

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO B PARALELO À CARREIRA DESPORTIVAA tarde do dia de ontem teve um impacto significativo e gratif...
22/10/2021

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO B PARALELO À CARREIRA DESPORTIVA

A tarde do dia de ontem teve um impacto significativo e gratificante na minha vida.
Em conjunto com o Diogo Luís, meu ex-colega de equipa e de formação no Benfica, tivemos a oportunidade e o privilégio de sermos convidados pelo município de Estremoz para podermos falar, partilhar experiências e vivências das nossas carreiras desportivas mas também para alertar as crianças/jovens sobre a dura realidade e desafios que têm pela frente durante o seu percurso desportivo.

O sonho deve estar sempre presente mas é necessário que hajam mais iniciativas deste tipo para que as crianças/jovens e a própria estrutura familiar esteja consciente dos desafios que terá pela frente, seja na parte desportiva, na parte pessoal e na muito importante parte académica.

O objetivo, da nossa parte, era partilhar dois caminhos com opções diferentes e os riscos que podem advir dessas decisões.
Um caminho que apostou tudo na sua carreira desportiva e que paralelamente não acautelou o seu futuro para o pós carreira desportiva, com as devidas e possíveis sequelas.
Depois, o outro caminho, que abdicou e se sacrificou de muitas coisas para poder construir um futuro que lhe desse opções ou mais garantias profissionais para quando acabasse o seu percurso desportivo.

Um agradecimento ao município de Estremoz e a todos os envolvidos neste evento, em particular ao presidente da Câmara, ao Luís Parente e à Márcia Oliveira pela oportunidade que nos foi dada, pela receção, simplicidade, amabilidade e acompanhamento que tiveram para conosco ao longo da tarde e também pela excelente organização de todo o evento.

Obrigado,

Rui Baião.

Endereço

Lavradio

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rui Baião - Futebol com verdade, seriedade e também com histórias. publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar