11/09/2025
A importância de conhecer e respeitar as zonas fisiológicas de intensidade, aprender a correr leve dentro da Z2.
Dia 6 de Setembro completou 9 meses da cirurgia cardíaca.
Quando sai da cirurgia e comecei a me movimentar, andar até o banheiro, andar no corredor do hospital, percebi que teria que começar meu condicionamento do zero, aplicando todos os princípios do treinamento e respeitando todo processo, da mesma forma que instruía e treinava meus atletas.
Acreditem, não foi fácil, foram 5 semanas só andando chegando há 50 minutos de caminhada e para falar a verdade, nada confortável. Depois da quinta semana comecei a me sentir melhor na caminhada e iniciei com as corridas intercalando com caminhada, 3' x 2' Neste primeiro dia senti um desconforto mas fui insistindo nesta corridinha leve alternando com caminhada até conseguir completar 20 minutos de corrida.
O dia que corri 25 minutos bem leve sem interrupções, me senti muito mal, achei que não ia conseguir correr de novo. Mas continuei insistindo, sempre respeitando o processo e as intensidades fisiológicas do treinamento. Para mim era super difícil pois competi muitos anos no Triatlhon, nunca deixei de me exercitar, nunca tinha ficado tanto tempo sem treinar e nem lembrava mais a sensação de sair do zero, ainda mais pós cirurgia cardíaca.
Precisei aprender isso de novo!!!.
Aos poucos fui melhorando e me sentindo bem, chegando a correr 8 km.
Meus paces em Z2 passaram a ser em torno de 7'50" a 8'10", sendo que antes giravam em torno de 5'15" 5'25" em Z2.
Não me deixei abater mesmo em alguns momentos sentindo moral dar uma baixada.
Respeitei cada fase com afinco, treinei a mim mesmo, como treino todos meus atletas.
Respeitando muito o Z2, e aos poucos foi se ajustando fisiologicamente e assim abaixando o Pace.
Algumas vezes fazendo tiros em Z4/5, mas 90% dos treinos explorando Z2.
Hoje acreditei que estava apto para fazer uma corrida contínua em Z3/4.
E saiu muito bem.
Para mim é uma vitória sem tamanho.
Hoje estou colhendo os frutos de respeitar os princípios do treinamento, dando tempo ao tempo para construir meu condicionamento físico de novo.
Obrigado a Deus pela oportunidade de estar vivo.
🏊🚴🏃🏄🏋️🫀