18/03/2016
Contato com a natureza faz bem à saúde
Que o ser humano é um animal, todos já devem ter ouvido pelo menos uma vez na vida. O que não se sabia é que, assim como os outros animais, o homem também se sente melhor quando está em contato com a natureza. Melhoras no humor ou até mesmo na saúde podem acontecer apenas devido ao contato com plantas e animais. Isso foi comprovado em um estudo da Universidade de Agricultura da Noruega, onde pacientes com dores de garganta viram suas reclamações diminuírem em 23% após o escritório ser decorado com plantas.
Em outro estudo, a universidade britânica de Exeter constatou que o ser humano se sente mais feliz e com menos problemas de saúde em contato com a natureza.
O trabalho desenvolvido pela equipe do psicólogo Mathew White reuniu dados de 10 mil pessoas que foram entrevistadas, anualmente, ao longo de 17 anos. Segundo os pesquisadores, a natureza ajuda na redução do estresse, aumenta a predisposição à realização de exercícios, contribui na sociabilidade e faz o ser humano se sentir em casa.
Nada mais natural, certo? Afinal, os centros urbanos são uma invenção do homem moderno e acredita-se que a raça humana tenha passado 99,99% dos seus cinco milhões de anos de existência em meio à natureza, como primata. Por isso, para os pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, o corpo humano foi feito para se adaptar à natureza, seja ela presente em parques, jardins ou flores.
Homem mais amável e gentil
Entretanto, novos estudos apontam que a urbanização excessiva vem causando efeitos nocivos ao homem, como a dificuldade de atenção e a redução nas percepções sensoriais. Para combater esses efeitos, uma pesquisa publicada no Jornal de Psicologia Ambiental da Universidade de Rochester mostra que são necessários apenas 20 minutos diários em contato com a natureza para o homem alcançar um bem estar físico e mental. Esse tempo contribui ainda para que o ser humano fique mais amável e gentil e aumente a sua resistência a doenças físicas.
Por isso, no meio do corre-corre da vida diária, não deixe de dar uma escapadinha ao parque, à praia ou mesmo para aquele jardim que você cultiva em casa. Esse contato com a natureza pode garantir doses extras de disposição e trazer calma e tranquilidade para você vencer as batalhas da vida.
http://chacaracantinhodokaue.blogspot.com.br/