29/12/2025
Vai se aproximando o grande momento da virada no calendário. Esse rito coletivo em que celebramos o encerramento de um ciclo e abrimos espaço para outro, com novas ideias, novos horizontes e esperanças renovadas.
O ano que passou foi um ano em que a Gesto esteve presente em projetos de perfis muito diversos. Projetos que abraçaram as artes e a cultura e envolveram, direta ou indiretamente, centenas de pessoas: artistas, trabalhadoras e trabalhadores da cultura, equipes técnicas, parceiros, públicos e agentes culturais de diferentes territórios.
Por isso, tenho apenas a agradecer. Agradecer a confiança de quem nos chamou para caminhar junto. Agradecer as equipes que trabalharam lado a lado com a Gesto, somando saberes, técnicas e cuidados. Agradecer as parcerias, o afeto, as trocas. E agradecer também aos públicos que estiveram presentes, que acompanharam, que fizeram sentido existir cada projeto.
Cada produção foi única. Cada pessoa envolvida foi singular em sua atuação, em sua contribuição. E eu sempre digo: a gente não faz nada sozinho. E ainda bem!
Neste ano, ficou muito nítida a força do trabalho coletivo, quando pessoas se reúnem para fazer acontecer algo em direção a um propósito comum.
Foram projetos de dança, de música, de artes visuais, de cinema, de literatura. Projetos de formação e qualificação, de criação e circulação, de formação de público e de pesquisa. Diferentes linguagens, diferentes formatos, mas o mesmo compromisso com a arte, a cultura e os encontros que elas provocam.
F**a aqui o meu agradecimento a todas as pessoas que caminharam conosco. E também a confiança renovada de quem já está prospectando os próximos passos deste novo ano junto à Gesto.
Que 2026 seja um ano cheio de significado. Que possamos fortalecer ainda mais essas redes e encontrar, cada vez mais, sentido no que fazemos por meio da arte e da cultura.