01/09/2017
1º Seminário de Turismo Esportivo no Paraná foi um sucesso
Com sucesso total, aconteceu na terça-feira, dia 29/08/2017, no auditório do SESC/Sistema Fecomércio em Curitiba. Idealizado e coordenado por Filipe Alves Rodrigues, consultor em direito e compliance esportivo, com o apoio do IAJ, Universidade do Esporte, Grupo de Estudos em Direito Esportivo do Rio de Janeiro, o evento teve como objetivo apontar um segmento econômico inexplorado, o turismo esportivo brasileiro.
Os temas abordados incluíram: as medidas do plano Brasil+Turismo, o turismo esportivo, o futebol feminino, o marketing digital e a boa governança de entidades esportivas. O momento criou oportunidades para que profissionais do turismo se familiarizem com mudanças pelas quais o esporte passa que irão impactar seu ramo de maneira direta.
O evento foi uma oportunidade de pensar o esporte como um impulsionador da economia turística. ‘’Atualmente, há uma corrida por turistas no mundo inteiro, e cada país precisa repensar suas estratégias para ser mais competitivo. O esporte, por vocação e legado nacional, precisa fazer parte da estratégia de crescimento do turismo no Brasil. E o momento é ideal, porque o turismo e o esporte passam por modificações profundas’’, afirma o coordenador do evento.
O Seminário contou com importantes nomes como Filipe Alves Rodrigues, advogado e consultor em direito e compliance desportivo, Paulo Prestes, gestor de arenas esportivas, Armineyde Abtibol, diretora jurídica do Iranduba da Amazônia, Alberto Goldenstein, membro da Comissão de Direito Desportivo do Paraná entre outros.
‘’O seminário abarcou uma amplitude de temas relevantes para o turismo e o esporte, e ao mesmo tempo, deu profundidade as discussões e oportunidades que surgem com o investimento e incentivo ao esporte para o desenvolvimento econômico do setor turístico’’, afirma a diretora jurídica de futebol.
No evento, foram abordados aspectos que serão alterados na Lei Geral do Turismo. ‘’Atualmente, o turismo esportivo não é abordado na LGT, mas isso é algo que precisa mudar’’, afirmou o organizador do evento. A iniciativa oferecerá ao Sesc/PR e a Fecomércio uma proposta para ser enviada ao Ministério do Turismo, visando contribuir com as discussões legais e regulatórias.
Futuramente, haverá seguimento das discussões em outros eventos, e com temais igualmente necessários como inovação tecnológica, economia colaborativa e integridade esportiva.