24/05/2020
Planalto de Horrores
Pelo respeito que tenho aos muitos conhecidos meus, eleitores de Bolsonaro, decidi deixar passar o calor das emoções para, só então, expor meus pensamentos em relação ao vídeo, o qual classifico como "estarrecedor" da então reunião ministerial presidida pelo chefe da nação senhor Jair Messias Bolsonaro, no dia 22 de abril deste ano.
Confesso que, se começasse a escrever assim que assisti ao vídeo correria o risco de ser tão baixo, tão vil, quanto o presidente e a grande maioria que ali estava. No entanto, eu não sou assim, nunca fui e tão pouco pretendo ser. E, acredito poder afirmar que as pessoas próximas a mim, essas as quais, por alguma razão, escolheram este homem exercendo o direito constitucional de votar em quem pensar ser digno de sua confiança, também não são esse tipo de pessoa.
Dito isto, quero me ater aos fatos do que nos foi mostrado.
Uma série de crimes de todos os fins. Crimes que ferem a lei, a ordem, o progresso, e o povo brasileiro.
Foi-nos mostrado que, aquele homem que vemos todos os dias falando a seu público, no chamado "curralzinho do Planalto", é muito pior do que parece. Cheio de mágoa, irado, com imensa capacidade destrutiva e sem nenhuma preocupação de não deixar transparecer o que ele é e quer. Um homem sem nenhum pudor, mau, um subversivo. Um sujeito que se aproveitou de um momento de instabilidade emocional, bem como da capacidade de raciocínio em baixa de parte do povo brasileiro, por diversos motivos desiludidos com a política, e assim alçou o poder de gerir a nação. Um incapaz, um perdido, que só está ainda no comando do país pelo fato de termos um Congresso Nacional fraco, vendido, sem capacidade moral de fazer o que deveria ser feito. Homens e mulheres que, em sua maioria, ali estão apenas com a intenção de defender interesses próprios. Homens e mulheres iguais ao presidente, os quais não conhecem os anseios, muito menos as necessidades do povo que governam. E, se conhecem, simplesmente decidem ignorar.
Fiquei pensando no povo cristão que, em grande maioria, seguindo ordens subliminares (ou não) votou neste homem. Um sujeito que é a antítese do que se prega no Novo Testamento Bíblico. Um fundamentalista que não encontraria apoio nem mesmo no Antigo Testamento.
Penso nas mulheres, muito mal representadas naquela sala por duas delas. Duas mulheres que permitiram ser açoitadas pela baixeza das palavras ali "despejadas". Não bastasse isso, ao fazer uso da oportunidade de falar, contribuíram ainda mais para que inúmeros crimes sejam cometidos contra as famílias brasileiras. Num primeiro momento, até parece que estão ali com a finalidade de defender causas pertinentes. Contudo, ao dirigirmos um olhar mais atento à postura de ambas, percebemos naturalmente que não passam de duas "iguais ao presidente". Mulheres, ministras tão desqualif**adas quanto ele.
Penso no povo preto, no povo indígena, nas classes minoritárias, gente que teve seus direitos rasgados nas entrelinhas das palavras do ministro da Educação, quando este disse que o povo brasileiro é "um povo só". Sim, somos um só povo m. Sobretudo é preciso salientar que, dentro desse "povo só", existem classes que têm direitos adquiridos. Estes direitos os quais não podem e nem devem ser revogados. Ministro Wheintraub, um sujeito sem nenhuma compostura, raivoso, sem conhecimento mínimo da Constituição Federal gritando palavras de ordem como se ainda estivesse como palanqueiro de campanha. Jamais poderia representar os Mestres do saber.
Nos foi mostrado um total desrespeito pela nossa mãe natureza. O ministro responsável por salvaguardá-la quer aproveitar o momento em que a brava gente brasileira luta para não ser infectada por um vírus e correr risco de morrer entubado num hospital de campanha, para aprovar leis as quais favoreçam os grandes latifundiários. Quer secar ainda mais nossos rios, quer queimar ainda mais nossas matas, quer abrir caminho para o crescimento desordenado. Quer "passar a boiada".
Eu lamento, lamento muito mesmo, por tudo que assisti no vídeo de quase duas horas. Lamento pelo povo brasileiro de agora. Lamento pelas crianças que serão a próxima geração adulta. E fico me perguntando: que Brasil elas herdarão de nós?
Meus conhecidos bolsonaristas acham que será um país melhor, sem corrupção, de gente rica bonita e elegante.
Dizem isso porque crêem fielmente que o homem que eles elegeram está no caminho certo. Ele está certo em berrar indelicadezas contra qualquer que pensa ao contrário dele, certo em querer armar a população para uma guerra civil, ao se esforçar para impedir o direito de comunicação da imprensa, ao ir contra a Constituição Federal, ao fingir ser cristão, em não ter um plano de governo definido, ao retirar cada vez mais os direitos dos menos favorecidos em favor dos que de nada precisam, em ser o que é, do jeitinho que ele é. Mal educado e medíocre, sem nenhuma empatia pelo outro.
Tudo que este homem preza é o poder pelo poder e, se isso custar vidas, ele não hesitará em escolher quem vai morrer.
Então, desejo boa sorte a todos nós o "povo só brasileiro".
E, se tivermos que morrer, que ao menos seja dignamente.
Markos Souza