12/11/2025
✅ Abertura Oficial da Exposição, hoje às 14H00.
🇦🇴 Exposição sobre Dom António Manuel Nsaku Ne Vunda – Primeiro Embaixador Africano a Sul do Saara acreditado junto ao Vaticano (1604-1608)
Em alusão ao Dia do Diplomata Angolano e aos 50 anos de Independência da República de Angola, o Ministério das Relações Exteriores tem a honra de apresentar a exposição sobre a vida e obra do Embaixador Dom António Manuel Nsaku Ne Vunda, Marquês de Nfunta, reconhecido como o Primeiro Embaixador Africano a Sul do Saara acreditado junto ao Vaticano (1604-1608).
A exposição será inaugurada no dia 12 de Novembro e estará aberta ao público de 13 a 19 de deste mês, no Clube dos Oficiais, Miramar, Luanda.
A iniciativa pretende preservar a memória histórica nacional e reforçar o reconhecimento do contributo de Dom Antônio Manuel Nsaku Ne Vunda no contexto das relações internacionais, do diálogo intercultural e da universalização do catolicismo.
O evento tem com objectivo evidenciar o legado histórico, diplomático e cultural do Reino do Congo e desta ilustre figura angolana, cuja missão junto do Vaticano constituiu um marco significativo nas relações entre África e a Europa no início do século XVII.
O Ministério das Relações Exteriores convida instituições públicas e privadas, académicos, investigadores, estudantes, membros da sociedade civil e o público em geral a participarem e visitarem esta exposição, que se apresenta como um importante tributo à história e à diplomacia angolana e Africana.